Atividades Culturais

“Terra Oca”, espetáculo do Circo Marcos Frota, e “Era uma vez um Tirano”, da Cia Cerne, abrem o Festival EncontrArte, evento das artes cênicas na Baixada Fluminense

“Terra Oca”, espetáculo do Circo Marcos Frota, e “Era uma vez um Tirano”, da Cia Cerne, abrem o Festival EncontrArte,   evento das artes cênicas na Baixada Fluminense

 

 

“Terra Oca”, espetáculo do Circo Marcos Frota, e “Era uma vez um Tirano”, da Cia Cerne, abrem o Festival EncontrArte,   evento das artes cênicas na Baixada Fluminense

 

17ª edição do EncontrArte acontece de 9 a 14 de novembro, em Nova Iguaçu, com toda programação gratuita.

A mais nova edição do Festival  EncontrArte vai reverenciar a trajetória do ator Marcos Frota e apresentar na abertura, dia 9 de novembro, o espetáculo Terra Oca, da Unicirco, onde artistas circenses vão transformar o teatro do SESC Nova Iguaçu em um grande picadeiro para contar as aventuras de um jovem imperador na Terra Oca. Ainda de manhã, às 10h, as cortinas do teatro serão abertas para a Cia Cerne, da Baixada Fluminense, com o espetáculo Era uma vez um Tirano. O público desta peça serão os alunos das escolas públicas da região, que lotarão o teatro cumprindo um dos pilares do projeto: a formação de plateia. Algo que pode propiciar sonhar com um futuro pela carreira nas artes, ou apenas somente incentivar um novo apaixonado pelas artes cênicas.

 

Durante seis dias, o SESC Nova Iguaçu vai receber a maior e mais duradoura maratona teatral da região e o Teatro Sylvio Monteiro será palco, dia 12, do monólogo Lima Entre Nós, com o também homenageado Leandro Santanna. Em sua 17ª edição ininterrupta, como reflexo da crise econômica e política que assola o Brasil, será a primeira vez em 13 anos, desde o primeiro ano de patrocínio da Petrobras, que os produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa não contarão com a participação da empresa estatal.  Como todos os anos, os espectadores deverão chegar ao local do espetáculo uma hora antes para a retirada dos ingressos.

 

ESPETÁCULOS

 

Este ano, serão 10 espetáculos, duas oficinas e uma palestra divididos em seis dias. Uma das oficinas, Teatro Infantil, com o ator Felipe Villela, dia 10, vai mostrar como o teatro pode servir para a socialização do aluno. A outra, com Marcos Camelo, da Adorável Cia, dia 11, vai trazer de Jogo, Leveza e Identidade, iniciando os interessados em conhecer a arte da palhaçaria e do improviso. Quer compreender como o ator pode transformar seu corpo um instrumento de trabalho em função da arte? Então não perca a palestra O Ator e Gesto Consciente, com o ator Renato Neves, da Cia Os Ciclomáticos, dia 13. Todas as aulas serão na sala Multiuso 1, do SESC Nova Iguaçu.

 

HOMENAGENS

 

Ator, circense e empresário, Marcos Frota vai completar 40 anos de carreira no próximo ano. Mineiro, ele se mudou para São Paulo, onde estudava pedagogia na PUC quando se viu atraído pelo teatro. Ingressou na profissão e atuou em mais de 20 peças. Depois foi para a TV, onde participou de várias novelas de sucesso, entre as quais Cambalacho, na qual interpretava o trapezista Rick.  Ele se apaixonou pela função e pelo circo. Atuou também em oito filmes. De seu amor pelo circo surgiu a Universidade Livre do Circo (Unicirco), cuja sede fica na Quinta da Boa Vista.

 

Indicado para a 31ª edição do Prêmio Shell de teatro na categoria melhor ator, o queimadense Leandro Santanna será o homenageado da região. Ele vai encarnar o escritor e jornalista Lima Barreto no espetáculo Lima Entre Nós - Um Tributo a Lima Barreto.  Leandro participou de 10 filmes e dezenas de séries e novelas na televisão ao longo de 20 anos de carreira. Atualmente, divide suas atividades com funções na secretaria de Cultura de Queimados. Participa da Companhia Teatral Queimados Encena, fundada por ele em 2003, além de ser um dos idealizadores e pertencer à Rede Baixada Encena.

 

INTERCÂMBIO

 

Novamente os produtores e idealizadores querem estimular o intercâmbio entre grupos da região e companhias de outras regiões do estado do Rio com seus espetáculos e oficinas. Vão participar grupos de São João de Meriti, Guapimirim, Queimados, Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro.

 

“As companhias de fora têm a oportunidade de conhecer uma Baixada Fluminense que eles nunca verão nos noticiários nacionais, podendo levar a hospitalidade e amor de nosso povo, junto com um pouco de nossa beleza e riqueza cultural”, afirmam Tiago Costa um dos diretores do Festival.

 

CRISE

“Lamentamos porque muitos empregos indiretos gerados pelo Festival esse ano não serão gerados”, admitem os realizadores. Todos os anos figurinistas, cenógrafos, produtores, enfim, são inúmeros os empregos diretos e indiretos gerados por uma produção teatral”, salientou Fábio Mateus.  Ele afirma que a arte é um ofício e como tal deve ser reconhecida e remunerada. “Não podemos nos esquecer jamais disso, senão perdemos totalmente a identidade da nossa luta por melhores condições de trabalho”.

 

O projeto visa movimentar o mercado dos espetáculos e produções, pois proporciona trabalho e renda para artistas, técnicos e profissionais prestadores de serviço diretamente ligados ao setor. Os grupos apresentam peças que vão do drama ao imaginativo, da comédia ao circo, tudo para encantar a plateia.

 

 

GRANDE PÚBLICO

Em 16 anos de existência, o EncontrArte já apresentou 247 espetáculos, além de 32 oficinas, 12 seminários e reuniu mais de 100 coletivos da Baixada Fluminense em apresentação de espetáculos, cortejos e performances artísticas. Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo evento desde então, que já prestou 55 homenagens a artistas conhecidos nacionalmente e a artistas da região.

 

“É muito gratificante poder levar arte e educação de graça para uma região que ainda não recebe investimentos necessários no setor, e de pouca visibilidade e reconhecimento a grandes ações culturais. É uma honra reunirmos uma programação com espetáculos diversos”, garante Claudina Oliveira também diretora do festival. 

 

Toda a programação, detalhes e informações através do site: http://encontrarte.com.br

 

SERVIÇO

17ª edição do Festival de Teatro EncontrArte de Nova Iguaçu

Data: 9 a 14 de novembro de 2018

Locais: SESC Nova Iguaçu e  Teatro Sylvio Monteiro,

SESC Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá.  Tel 2797 – 3001

Teatro Sylvio Monteiro - Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu. Tel 2667 – 2157

ENTRADA FRANCA

 

09/11/2018 – Sexta-feira – 10h – Livre

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

ERA UMA VEZ UM TIRANO

Autoria: Ana Maria Machado, adaptação e direção de Vinícius Baião
Primeira adaptação brasileira para teatro do clássico de Ana Maria Machado, “Era uma vez um Tirano” narra a história de um lugar, não se sabe se aqui pertinho ou muito longe, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza.

Cia Cerne – São João de Meriti

Vídeo do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=uKY_40LqwpU&feature=youtu.be

 

09/11/2018 – Sexta-feira – 19h – LIVRE

 

 

 

 

 

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

TERRA OCA

Autoria:  UNICIRCO Marcos Frota

 

 

A UNICIRCO Marcos Frota apresenta seu mais novo espetáculo: Terra Oca. Um show inédito com música ao vivo, dança e mais de 30 artistas circenses no picadeiro contando as aventuras de um jovem imperador e as maravilhas da Terra Oca.

 

 

 

UNICIRCO – Rio de Janeiro/ RJ

 

10/11/2018 – Sábado – 10h – LIVRE

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

 

CONTANDO E RECONTANDO CONTOS

Autoria e direção: Felipe Villela

 

O espetáculo "Contando e Recontando Contos" mostra a história de uma companhia de teatro que, ao buscar novas formas de atingir o público, recria os clássicos da literatura universal, passando desde Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Cachinhos Dourados a Três Porquinhos, mas dando um toque leve, cômico e com novas possibilidades.

Villelarte - Nova Iguaçu/RJ

 

 

10/11/2018 – Sábado – 15h – LIVRE

 

 

 

 

Sala Multiuso 1 –

SESC NOVA IGUAÇU

 

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

 

 

OFICINA TEATRO INFANTIL

Com Felipe Villela, da Cia. Villelarte

180 minutos - 30 vagas

 

A oficina tem como objetivo principal a criança e usar o teatro como ferramenta de socialização e interação, através de atividades lúdicas, além da possibilidade de despertar, no aluno, o interesse pelas artes cênicas.

 

 

 

10/11/2018 – Sábado –19h – 14 ANOS

 

 

 

 

 

 

 

 

SESC NOVA IGUAÇU

 

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

 

SE VIVÊSSEMOS EM UM LUGAR NORMAL

Autoria: Juan Pablo Vilallobos

Atuação e adaptação: Roberto Rodrigues

Romance, de texto conciso, direto, leve, bem-humorado e irônico, narra a saga de Orestes, um dos sete filhos de uma família cujo pai é um professor de educação cívica, mestre em propagar todo tipo de impropérios, e a mãe, uma típica personagem do melodrama mexicano. Dentro da “caixa de sapato”, apelido da casa em que vivem, no Morro da Puta que Pariu, o protagonista tenta entender sua situação econômica e mudar o curso de sua própria sorte.

 

Cia. Teatral Milongas - Rio de Janeiro/RJ

 

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=a-5p_se_8aI

 

 

11/11/2018 – Domingo – 10h – LIVRE

 

 

 

 

 

Sala Multiuso 1 –

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

 

OFICINA  JOGO, LEVEZA, IDENTIDADE

Com Marcos Camelo, Adorável Cia

 

 

Presença, princípios da dramaturgia do palhaço e improviso, Branco X Augusto, gags físicas sempre cruzando com a individualidade de cada aluno estimulando sua autonomia e autoria da cena.

 

 

11/11/2018 –Domingo – 16h –LIVRE

 

 

 

 

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

NOSSO GRANDE ESPETÁCULO

 

Autoria e roteiro: Cecília Viegas e Marcos Camelo

Direção Artística: Marcos Camelo

 

 

Espetáculo que conduz o público a uma experiência única que o universo do circo propõe: arrebatar seu público. Comicidade, música ao vivo, instrumentos excêntricos, acrobacia, dança e paródia de personagem infantil  são trazidos à cena sempre num vigoroso trabalho físico, em uma dramaturgia desenvolvida pela ação e pautada no jogo clássico da dupla de palhaços, alcançando espectadores de todas as idades.

 

 

Adorável Cia. – Guapimirim/RJ

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=zIgi7qxAwOQ&feature=youtu.be

 

12/11/2018 – Segunda-feira – 19h – 12 ANOS

 

 

 

 

 

 

Teatro Sylvio Monteiro

Rua GetúlioVargas, 51, Centro de Nova Iguaçu.

(21) 2667 – 2157

 

LIMAS ENTRE NÓS – UM TRIBUTO A LIMA BARRETO

Roteiro: Leandro Santanna e Márcia do Valle

Direção: Márcia do Valle

 

A peça é um tributo ao carioca Lima Barreto. Jornalista, escritor e formador de opinião que deixou sua marca em crônicas do cotidiano e no cenário político do início do século XX. Segundo os criadores do espetáculo, as ideias e as ações do escritor podem facilmente ser incorporadas nos dias de hoje por causa da contemporaneidade.

 

Cia. Queimados Encena - Queimados/RJ

 

Vídeo do espetáculo:  https://www.youtube.com/watch?time_continue=487&v=6RW57BLjpkY

13/11/2018 – Terça-feira – 10h –LIVRE

 

 

 

 

 

 

 

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

PÉROLAS NEGRAS: HISTÓRIAS DE MÃE ÁFRICA

Autoria e Direção: Josué Soares

Dramaturgia, pesquisa e músicas: Marcia Valença e Josué Soares

 

Contos e lendas africanas são teatralizadas neste espetáculo a fim de valorizar costumes e ideais. Tudo começa com aquela que é considerada mãe de todas as histórias, pois que viviam trancadas no Baú de Nyami e são libertas por Anansi, aquele que é capaz de tecer teias do chão até o céu. Para conquistar o baú de Nyami, Anansi tem que cumprir três difíceis tarefas e recebe por fim a missão de espalhar as histórias aos quatro cantos do mundo. 

 

Mimos Brasil Rio de Janeiro/RJ

 

Teaser:https://www.youtube.com/watch?v=K-y1OmaaGA&feature=youtu.be

13/11/2018- Terça-feira – 15h – LIVRE

Sala Multiuso 1 -

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

PALESTRA O ATOR E O GESTO CONSCIENTE

Com Renato Neves, da Cia. Os Ciclomáticos

O objetivo principal desta oficina é proporcionar ao participante a oportunidade de observar que seu corpo é um instrumento de trabalho em função da arte. Que a consciência de seus gestos e atos cênicos trarão verdade e forma mais claros na construção de suas personagens.

 

 

13/11/2018 – Terça-feira-

19h – 16 ANOS

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

VIDA DE BONECA

Autoria: Paulo Marcos de Carvalho

Direção: Marcia Valença e Josué Soares

 

Margarida, uma moderna Medeia, traída pela vida, mata seu marido, as cinco filhas e por fim se suicida diante da plateia que ela mesmo encarcera no teatro. Apesar da dureza do tema, o espetáculo transcorre com nuances de humor e altas doses de poesia, que realçam seus pilares: o universo feminino e a dificuldade de comunicação.

 

Mimos Brasil - Rio de Janeiro/RJ

14/11/2018 – Quarta-feira – 10h – LIVRE

 

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

 

 

 

PELOS 4 CANTOS DO MUNDO


Autoria e direção: Breno Sanches

 

Aisha é uma menina refugiada da Síria que se perdeu de seu pai e embarca em uma aventura. Nessa jornada Aisha viaja do mar ao céu e conhece diversos países onde faz amizades inusitadas que a ajudam nessa emocionante busca. Para isso, o cenário se transforma de forma simples e surpreendente, os atores interpretam vários personagens, dançam e manipulam a boneca Aisha, criando um espetáculo lúdico, divertido e emocionante.

 

Cia. Teatral Milongas - Rio de Janeiro/RJ

 

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=OFA37eij2yQ

 

 

14/11/2018 – Quarta-feira – 19h – 12 ANOS

SESC NOVA IGUAÇU

Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu – RJ

(21) 2797-3001

 

 

 

 

ARIANO, O CAVALEIRO SERTANEJO

Texto e Direção: Ribamar Ribeiro

Seis Cavaleiros à procura do lendário autor Ariano Suassuna, invadem com música e poesia a cidade nordestina de Armorial. Eles contam e cantam sobre a lenda do cavaleiro nordestino, aquele que nasceu, amou, viveu e lutou usando as armas mais potentes: a pena e a tinta. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos, deixou seu legado e perpetuou suas histórias e foi intitulado: Ariano – O Cavaleiro Sertanejo.

 

Ciclomáticos Cia. de Teatro - Rio de Janeiro/RJ

                                                                         

   Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=hMGfnkNpigE

 

 

Agenda Cultural

/Brasil

ANCINE lança edital de coprodução com Portugal Inscrições começam em dezembro

/Brasil

Bienal de Pequim abre inscrições para seleções de obras de arte

MG/Belo Horizonte

Noel de os Duendes A verdadeira história do Papai Noel Serviço – Estreia dia 17 de novembro

/Brasil

O Grande Circo Místico. O machismo atravessa gerações
ANÚNCIO

Envie um email para clorindo@arteecultura.com.br

by Magix