Atividades Culturais

Prêmio Quirino da Animação Ibero-Americana abre convocação para sua 2ª edição A cerimônia será realizada no dia 6 de abril de 2019 na ilha de Tenerife, Espanha.

Prêmio Quirino da Animação Ibero-Americana abre convocação para sua 2ª edição A cerimônia será realizada no dia 6 de abril de 2019 na ilha de Tenerife, Espanha.

Prêmio Quirino da Animação Ibero-Americana

 

Prêmio Quirino da Animação Ibero-Americana abre convocação para sua 2ª edição

A cerimônia será realizada no dia 6 de abril de 2019 na ilha de Tenerife, Espanha.

 

Os Prêmios Quirino da Animação Ibero-americana convocam o mercado a participar das diversas categorias de sua segunda edição, que será realizada no dia 6 de abril de 2019, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.

A iniciativa, que pelo segundo ano consecutivo visa promover o talento e a indústria da animação ibero-americana, recebe obras animadas dos 23 países da região que tenham sido estreadas entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2018. No caso de longas-metragens, podem competir filmes lançados entre 1° de junho de 2017 e 31 de dezembro de 2018.

A convocação contempla nove categorias: longa-metragem, série, curta-metragem, curta-metragem escolar, obra inovadora, obra por encomenda, desenho de som e música original, desenvolvimento visual e desenho de animação.

Poderão apresentar-se à convocação obras cujo idioma original de expressão seja majoritariamente espanhol, português, ou outros idiomas não hegemônicos falados na região ibero-americana. Também poderão participar obras de produtoras ibero-americanas que tenham sido realizadas diretamente em outros idiomas. Os trabalhos deverão ser apresentados através da plataforma Festhome antes do dia 8 de dezembro às 23h59 (hora do México).

Entre todas as obras apresentadas, seis serão indicadas por categoria, e anunciadas no começo de 2019. Um júri internacional elegerá, entre as selecionadas, três finalistas em cada categoria, que serão as que concorrerão aos prêmios entregues no dia 6 de abril em Tenerife.

Em 2018, as obras reconhecidas nas principais categorias foram o longa-metragem mexicano “Ana y Bruno”, de Carlos Carrera, a série “El hombre más chiquito del mundo”, do argentino Juan Pablo Zaramella, e o curta español “Decorado”, de Alberto Vázquez.

Paralelamente aos prêmios, a organização pretende continuar gerando redes e favorecendo a circulação de obras em ambos os lados do oceano. Para isso, será realizada uma nova edição do Fórum de Coprodução Ibero-América/Mundo, e também do Congresso Internacional da Animação Ibero-americana. Essas atividades, dirigidas a profissionais da animação, terão lugar nos dias 5 e 6 e abril na mesma ilha onde se reunirão os setores animados da América Latina, Portugal, Andorra e Espanha. A primeira edição convocou 300 profissionais de 20 países, que participaram em mais de 350 reuniões B2B.

 

 

 

Prêmios Quirino

O nome dos prêmios é uma homenagem ao criador do primeiro longa-metragem de animação da história, o ítalo-argentino Quirino Cristiani que, em 1917, dirigiu “El Apóstol”, uma produção argentina na que foram usados 58.000 desenhos feitos à mão, rodados em 35 mm, além de várias maquetes que representavam edifícios públicos e ruas da cidade de Buenos Aires. Seu trabalho foi difundido inclusive pelo gigante Disney, que viajou à Argentina em 1941 para a estreia de “Fantasia”.

Os Prêmios Quirino são patrocinados principalmente pelo Conselho Municipal de Tenerife, por meio da Tenerife Film Commission, o que mostra a aposta decidida que há anos vem sendo feita pela animação na ilha, não apenas com esses prêmios, mas também com a presença nos principais eventos e mercados, atraindo novas empresas, além do apoio do florescente setor local.

A iniciativa também recebe o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz de Tenerife, Tenerife Espacio de las Artes (TEA) e de Iberia Express, a colaboração do ICAA, Programa Ibermedia, AECID, Auditório de Tenerife, Universidad de la Laguna e RTVE, e o apoio de DIBOOS, SAVE, Pixelatl, 3D Wire, TLP Tenerife, Annecy Festival, Barreira Arte + Diseño y Universitat Politécnica de Valencia, bem como das associações APA - Asociación de Productoras de Animación de Córdoba Argentina, ANIMAR CLUSTER - Cluster Argentino de Animación &amp, VFX, ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, Animachi Chile, GEMA Colombia - Grupo de Empresarios de Animación, Gremio de Animadores de Ecuador, ACDMX - Asociación de Creativos Digitales de México; Perú Animación e Casa da Animação de Portugal.

 

Regulamento: https://premiosquirino.org/pt-pt/

 

 

Agenda Cultural

/Brasil

ANCINE lança edital de coprodução com Portugal Inscrições começam em dezembro

/Brasil

Bienal de Pequim abre inscrições para seleções de obras de arte

MG/Belo Horizonte

Noel de os Duendes A verdadeira história do Papai Noel Serviço – Estreia dia 17 de novembro

/Brasil

O Grande Circo Místico. O machismo atravessa gerações
ANÚNCIO

Envie um email para clorindo@arteecultura.com.br

by Magix