Atividades Culturais

200 anos da Independência: sai lista de escritores habilitados

200 anos da Independência: sai lista de escritores habilitados

200 anos da Independência: sai lista de escritores habilitados

 

 

Foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União a lista de escritores habilitados a participar da seleção e premiação de obras literárias inéditas que abordem de forma livre a temática do bicentenário da Independência do Brasil. Dos 60 inscritos, 57 foram considerados habilitados e três inabilitados. Confira aqui o resultado.

Os habilitados terão seus trabalhos avaliados por uma comissão técnica. Os 25 mais bem pontuados receberão o prêmio no valor de R$ 40 mil cada. Entre os critérios a serem avaliados estão qualidade literária, criatividade/originalidade; textos que apresentem soluções estéticas inovadoras e histórias que convidem à reflexão; clareza e objetividade do texto, além da contribuição à cultura nacional.

O objetivo deste edital é atender aos princípios e diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), cumprindo as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura; promover, valorizar e difundir a literatura brasileira e a circulação de autores, com ênfase na bibliodiversidade, além de estimular a formação de leitores e práticas de leitura.

Os candidatos inabilitados poderão entrar com pedido de reconsideração à Comissão Técnica de Habilitação, no prazo de dois dias corridos contados a partir da publicação do resultado. O recurso deverá ser feito por meio de formulário disposto no Anexo VI, disponibilizado na página do edital. Dúvidas sobre o edital podem ser sanadas pelo email: premioliterario200anos@cultura.gov.br.

Fomento

O edital integra um conjunto de ações para estimular a leitura no Brasil, com investimento de R$ 6 milhões voltados para a criação de bibliotecas digitais, a realização de feiras literárias e a publicação de livros com temática relacionada aos 200 anos da Independência do Brasil, distribuídos em três editais.

Lista de habilitados: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=03/10/2018&jornal=515&pagina=15&totalArquivos=194

Edital: http://www.cultura.gov.br/o-dia-a-dia-da-cultura/-/asset_publisher/waaE236Oves2/content/premio-de-incentivo-a-publicacao-literaria-200-anos-de-independencia?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fo-dia-a-dia-da-cultura%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_waaE236Ov

Agenda Cultural

SP/Sao Paulo

11º Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo
ANÚNCIO

Envie um email para clorindo@arteecultura.com.br

by Magix