Atividades Culturais

RJ-Teatro-AS AVENTURAS DE PINÓQUIO

RJ-Teatro-AS AVENTURAS DE PINÓQUIO

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO

Gepetto um artesão carpinteiro, em meio ao seu mundo de madeiras e criações de objetos úteis e funcionais ele mantinha vivo a sua alma de criança e adorava criar brinquedos. No entanto tinha um brinquedo em especial que ele mais amava: um boneco de madeira feito pelas suas mãos e ele tinha um carinho tão grande por esse boneco como se fosse seu filho de verdade. Um dia uma estrela cadente passou pela sua janela e ele num impulso sem hesitação pediu que esse boneco o qual batizou de Pinóquio virasse um menino. No dia seguinte o pedido foi realizado pela a Fada da estrela cadente. O Boneco ganha vida e na sua busca de ser um menino de verdade percorre um caminho cheio de aventuras, descobertas onde os erros cometidos são transformados em aprendizado.

Release.:

As Aventuras de Pinóquio,é o novo espetáculo da Cia de Teatro Contemporâneo e conta com a direção de Aline Bourseau. O conceito da peça é o universo artesanal que envolve a brincadeira de criança, ou melhor a vontade de brincar. Onde se é possível sonhar e deixar livre a imaginação e o lugar para a brincadeira de verdade. Então dentro dessa proposta há um grande universo do faz de conta que inspirou a diretora quando leu o texto de Dinho Valladares: “faz de conta que esse boneco tem vida como um menino”, onde na mesma história aparece uma fada que faz as coisas acontecerem de verdade, onde tem uma baleia que engole gente! Ou seja tem de fato um mundo de criança onde tudo pode acontecer de verdade. “ -o texto de Dinho Valladares é bastante inspirador e me levou para esse lugar da brincadeira de criança e dos sonhos. Alias como William Shakespeare disse um dia : “- nós somos feitos do mesmo tecido que são feitos os sonhos”, e a peça fala muito disso do sonho do Gepetto de ter um filho, do sonho do boneco de ser gente, do sonho do Raposão de ter sucesso e por aí vai...” ( Aline Bourseau) A peça também traz também  a ideia da busca pela humanidade, que na verdade está dentro dos nossos corações. Aos poucos os personagem mostram as diversas fases da vida, e Pinóquio que representa essa passagem de crescimento, consciência e responsabilidade,  percebe que a sua realidade pode ser tão verdadeira  quando existe amor e verdade. É um grande programa para toda a família. Os figurinos e o cenário são de Luiza Valente, e no elenco estão os atores.: João de Carvalho, Julia Gilberg, Maru Serpa, Miguel de Britto, Rafael Marques, Talisson Cruz, Takito Handersson.. Na equipe ainda conta com a assistência de direção de Claudia Aragão e na operação de som Pedro Daher. O espetáculo ficará em cartaz nos meses de maio  à julho de 2018, sempre aos sábados e domingos as 17:00.- Classificação – Livre Local.: Sede da Cia de Teatro Contemporâneo – Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo ( próximo à cobal) Tels.: 21 25375204 / 21 31725206

 

O autor

As Aventuras de Pinóquio é texto adaptado  de Dinho Valladares que neste caso representa sua sétima peça. Entre elas temos sucessos como, ANITA A MENINA E O CIRCO ( escrita em parceria com Aline Bourseau e Rebeca Bourseau Valladares),  A BAILARINA ROSA E O SOLDADINHO AZUL (indicada como uma das três melhores do Brasil do ano de 2007  pela Revista Crescer) e A FESTA NO CÉU (três anos em cartaz no Rio de Janeiro com casas lotadas). Dinho Valladares é Diretor Artístico da Cia. de Teatro Contemporâneo que tem em sua Sede um trabalho continuado em teatro infantil, sempre com o compromisso com a qualidade e a contemporaneidade.  Como formação tem Pós-Graduação em Teatro Musicado-Arthur Azevedo, e Mestrado em Teatro todos dois pela UNIRIO. Como Diretor montou mais de 30 peças e também a Cia de Teatro Contemporâneo, a qual dirige até hoje. Como autor já escreveu 15 peças sendo que 13 já foram a cena. Como ator participou de mais de trinta peças entre as quais se destacam “Jango, uma Tragédya”, de Glauber Rocha e “Uma Rosa para Hitler” de Roberto Vignati com Francisco Milani e Rubens de Falco. Como professor de teatro já deu aula no O Tablado, na Universidade Federal Fluminense (curso de Produção Cultural), além de lecionar pelo décimo ano seguido dentro de um núcleo da Cia. de Teatro Contemporâneo. É também o Coordenador dos cursos dentro da Sede da Cia. Já administrou o Mercado São José das Artes, além de ser um dos organizadores na internet do Fórum Virtual de Teatro Brasileiro.

 

A Cia.

A Companhia de Teatro Contemporâneo busca através de suas montagens discutir a realidade atual, seus problemas e virtudes, visando transformá-la e contribuir para um mundo melhor.

Começou a desenvolver seus trabalhos com a adaptação de "Adorável Hamlet" que teve sua estréia no Teatro Nelson Rodrigues. Para dar continuidade ao projeto “Shakesperiano” realizou também: "Adoráveis Romeu e Julieta" e "Adorável Ricardo III".

Em abril de 2004 comprou e reformou um casarão localizado na Rua Conde de Irajá, nº 253, em Botafogo, para ser a Sede da Cia, onde funcionam dois teatros e acontecem aulas de teatro, canto e demais atividades artísticas.

Desde então passou a montar textos de consagrados autores nacionais como: “Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues, em 2004, “ Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, em 2006 entre outras. Agora estréia “Ópera do Malandro” de Chico Buarque.

Em 2009, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o titulo de UTILIDADE PÚBLICA, que reconheceu os trabalhos da Cia. de Teatro Contemporâneo para o desenvolvimento cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Ficha técnica.:

Texto de  Dinho Valladares

Direção de Aline Bourseau

Assistente de direção : Claudia Maciel de Aragão

Coreografias de Aline Bourseau

Cenário e Figurinos de Luiza Valente

Produção : Cia de Teatro Contemporâneo

Elenco.:

Claudia Maciel de Aragão

João  de Carvalho

Julia Gilberg

Maru Serpa

Miguel de Brito

Rafael Marques

Talisson Cruz

Takito Handerson

Serviço.:

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO

Local.: SEDE DA CIA DE TEATRO CONTEMPORÂNEO

Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo ( estacionamento próximo )

Tels.: 25375204

Classificação .: livre

Sábados e domingos às 17:00

Do dia 05 de maio  à 29 de julho

Ingresso.: R$ 50,00 ( criança paga meia entrada: R$ 25,00)

Duração: 50 min

Recomendação etária: 5 anos

Capacidade do teatro: 80 lugares

Horário da bilheteria: Seg. a sexta das 14hs as 20hs e Sab. e dom a partir das 16hs.

Agenda Cultural

SP/Sao Paulo

‘Ocupação Antonio Candido’ mostra arquivos do acervo do intelectual pela primeira vez.

RJ/Rio de Janeiro

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO. Gepetto um artesão carpinteiro, em meio ao seu mundo de madeiras e criações de objetos úteis e funcionais ele mantinha vivo a sua alma de criança e adorava criar
ANÚNCIO

Envie um email para clorindo@arteecultura.com.br

by Magix