Atividades Culturais

Funarte seleciona projetos artísticos para espaços no Rio, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo

Funarte seleciona projetos artísticos para espaços no Rio, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo

Funarte seleciona projetos artísticos para espaços no Rio, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo

Inscrições são online e vão até o dia 15 de fevereiro. Não deixe para a última hora e evite eventuais problemas de congestionamento na internet

 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte está com inscrições abertas para a seleção de projetos artísticos a serem apresentados nos espaços da instituição em quatro capitais: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). O Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018 não prevê desconto do borderô. Portanto, 100% da bilheteria vão para a produção e o valor do ingresso a ser cobrado pode ser de até R$ 100 (inteira), com desconto de 50% para estudantes e pessoas a partir de 60 anos.

Para evitar problemas, a Funarte recomenda aos interessados que não deixem para se inscrever na última hora devido aos possíveis congestionamentos no provedor da internet. As inscrições são exclusivamente online e terminam no dia 15 de fevereiro, às 17h59, horário de Brasília.

Os espaços que serão cedidos para apresentação de espetáculos de circo, dança, teatro e música, no período de abril a julho de 2018, são: Teatros Dulcina, Glauce Rocha e Cacilda Becker, no Rio de Janeiro; Teatro Plínio Marcos, em Brasília; Galpão 3 da Funarte MG, em Belo Horizonte; Teatro de Arena Eugênio Kusnet e Salas Carlos Miranda, Renée Gumiel e Guiomar Novaes, em São Paulo.

Todas as informações e documentos relacionados ao processo de seleção estão detalhados na página deste edital. A portaria que instituiu o Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018 foi publicada no Diário Oficial da União de 27 de dezembro de 2017.

Acesse aqui a página deste Edital-http://www.funarte.gov.br/edital/edital-artes-cenicas-e-musica-2018/

Perguntas mais frequentes

Acesse, nos links abaixo, as fichas de inscrição para cada um dos espaços. O proponente, no ato da inscrição, deve escolher um único espaço.

Teatro Dulcina (RJ)

Teatro Glauce Rocha (RJ)

Teatro Cacilda Becker (RJ)

Teatro Plínio Marcos (DF)

Galpão 3 (Funarte MG)

Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP)

Sala Carlos Miranda (SP)

Sala Renée Gumiel (SP)

Sala Guiomar Novaes (SP)

Através deste edital serão selecionados projetos artísticos para espetáculos de circo, dança, teatro e música. Eles ocuparão espaços da Funarte no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), no período de abril a julho de 2018 – cada sala terá um período específico, citado texto do edital, no anexo correspondente a cada espaço.

O edital não prevê disponibilização de recursos para realização dos projetos. Porém, não haverá desconto de 10 por cento do borderô. Os ingressos para os espetáculos devem ter o preço máximo de R$ 100, com desconto de 50% para estudantes e pessoas a partir de 60 anos.

As inscrições estarão abertas pelo prazo de 45 dias, contados partir das 9h01 (horário de Brasília) do primeiro dia útil após a data de publicação da Portaria que institui o edital no Diário Oficial, ou seja: de 28 de dezembro de 2017 a 15 de fevereiro de 2018 (data prorrogada em função do Carnaval).

As informações específicas do edital sobre cada sala estão em anexos numerados, no texto do documento, como informado abaixo:

Rio de Janeiro (RJ)
Teatro Dulcina – projetos de circo, dança e teatro – Anexo I
Teatro Glauce Rocha – projetos de teatro e música – Anexo II
Teatro Cacilda Becker – projetos de dança – Anexo III
Brasília (DF)
Teatro Plínio Marcos – projetos de circo, dança, teatro e música – Anexo IV
Belo Horizonte (MG)
Funarte MG – projetos de circo, dança e teatro e suas “transversalidades” – Anexo V
São Paulo (SP)
Teatro de Arena Eugênio Kusnet – projetos de teatro – Anexo VI
Sala Carlos Miranda – projetos de teatro – Anexo VII
Sala Renée Gumiel – projetos de dança – Anexo VIII
Sala Guiomar Novaes – projetos de Música – Anexo IX

No ato da inscrição é necessário escolher um único espaço. Leia os anexos de cada um deles, no texto do edital

Estão habilitadas a participar deste processo seletivo pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, – tais como empresas de produções artísticas, companhias ou grupos, de todo o Brasil –. Mais informações sobre as condições de participação estão no Item 3 do edital.

Mais sobre as inscrições

As inscrições para o Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018 deverão ser feitas somente em formulários online, nos links abaixo. Devem ser preenchidos todos os campos da ficha de inscrição on line obrigatórios. Eles são marcados com asteriscos. O preenchimento incompleto dos campos ali citados inviabilizará o envio da inscrição. Dados específicos sobre o preenchimento estão no subitem 4.4.1. do edital.

As inscrições se encerram às 17h59 do último dia do prazo (horário de Brasília). Importante: “A Funarte não se responsabiliza por eventuais congestionamentos de navegação no momento da inscrição, sugerindo aos proponentes que não deixem para realizar suas inscrições nos últimos dias” (item 11.11 do edital).

Mais informações sobre inscrições, preenchimento da ficha online e outras informações relacionadas estão no item 4 do edital e subitens.

Acesse abaixo os links para formulários de inscrição em cada espaço

Teatro Dulcina

Teatro Glauce Rocha

Teatro Cacilda Becker

Teatro Plínio Marcos

Galpão 3

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Sala Carlos Miranda

Sala Renée Gumiel

Sala Guiomar Novaes

Sobre o processo seletivo

Os projetos inscritos serão avaliados em três etapas:

a) Habilitação: triagem dos projetos, de caráter eliminatório. Seu objetivo é verificar se o proponente cumpre as exigências previstas para inscrição. A Comissão de Habilitação analisará os documentos solicitados para inscrição on line. Na ausência de alguma das exigências do item 4.4, o projeto será automaticamente inabilitado (leia mais nos itens 5 e 6 do edital e subitens).

b) Avaliação e seleção: uma única etapa, classificatória, realizada pela Comissão de Seleção – que será nomeada segundo os critérios do item 7.1 do edital –. Os critérios e pontuações a serem utilizados são: “a) excelência artística do espetáculo; b) apresentação de espetáculo inédito; c) conformidade com os objetivos do edital”; e “d) texto do espetáculo ser de autor nacional”. Mais informações sobre esta etapa estão nos itens 7 e 8 do edital e subitens.

c) Análise documental: após a publicação do resultado final, o selecionado deverá entregar a documentação complementar para essa análise (conforme item 9.1), sob pena de desclassificação. Leia sobre a documentação complementar no item 9. e subitens.

O Edital de Espetáculos de Artes Cênicas e Música 2018 tem validade até 31 de julho de 2018.

Acesse na coluna Documentos relacionados, à direita os seguintes anexos:

Edital na íntegra

Relação de perguntas frequentes (“FAQ”)

Especificações técnicas dos espaços – Obs.: na data desta nota, somente alguns arquivos estão publicados. Todos os demais serão publicados até o dia 29/12, sexta-feira

Mais informações
O e-mail para tirar dúvidas sobre cada espaço está nas fichas de inscrição a cada um destes relacionada, na primeira página de cada documento



 

Agenda Cultural

DF/Brasilia

Athos Bulcão em Brasília – do azulejo, do espaço

/Brasil

Funarte seleciona projetos artísticos para espaços no Rio, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo
ANÚNCIO

Envie um email para clorindo@arteecultura.com.br

by Magix