Atividades Culturais

Sala Guiomar Novaes recebe Luciana Sayure. Pianista apresenta repertório dedicado ao compositor polonês Frédéric Chopin

Sala Guiomar Novaes recebe Luciana Sayure. Pianista apresenta repertório dedicado ao compositor polonês Frédéric Chopin

Sala Guiomar Novaes recebe Luciana Sayure

Pianista apresenta repertório dedicado ao compositor polonês Frédéric Chopin

 

No dia 21 de outubro, sábado, às 21h, a Sala Guiomar Novaes recebe a pianista Luciana Sayure. A apresentação faz parte do projeto Funarte Musical, que se estende até o dia 2 de dezembro. O recital tem como foco o compositor Frédéric Chopin (1810-1849). A primeira obra do repertório, Hommage à Chopin, foi encomendada pela UNESCO a Villa-Lobos em 1949, ano do centenário de morte do compositor polonês. Em seguida, Sayure toca a Sonata op. 6, do russo Alexander Scriabin (1872-1915), que apresenta características da escrita chopiniana. O recital se encerra com três obras emblemáticas de Chopin: Improviso n. 2 op. 36, Mazurka op. 17 n. 4 e Fantasia op. 49.

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Luciana Sayure teve sua formação musical e pianística integralmente efetuada no Brasil. Seu trabalho apresenta influências de três pianistas brasileiros: Marisa Lacorte, Yara Bernette e Mauricy Martin. Foi premiada em diversos concursos de piano, tendo obtido os primeiros prêmios no I Concurso Nacional de Piano Arthur Moreira Lima, no XIII Concurso Nacional de Piano Paulo Giovanini, no I Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez e no Concurso Jovem Pianista. Foi solista em diversas orquestras sob regência de Ronaldo Bologna, Gil jardim, Victor Hugo Toro, entre outros. Iniciou suas atividades pedagógicas aos 16 anos, como professora do Conservatório Santa Cecília, em Santo André (SP). Posteriormente, integrou o corpo docente da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí-SP). Desde 2007, é professora dos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve atividades de formação com jovens pianistas. Realiza, ainda, projetos de pesquisa e de extensão, com destaque para A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD (com apoio financeiro do CNPq) e Em preto e Branco: recitais de piano e palestras acerca dos cursos oferecidos pelo CMU-ECA-USP em escolas de formação musical do Estado de São Paulo.

Programa

H. Villa-Lobos (1887-1959)
Hommage à Chopin (Noturno, Ballada)

A. Scriabin (1872-1915)
Sonata op. 6 (Allegro con fuoco, Presto, Funebre)

F. Chopin (1810-1849)

Improviso n. 2 op. 36
Mazurka op. 17 n. 4
Fantasia op. 49

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Projeto Funarte Musical: Luciana Sayure
Dia 21 de outubro. Sábado, às 21h.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com



 

Agenda Cultural

RJ/Rio de Janeiro

Museu Imperial tem programação especial no Mês das Crianças. Todas as atividades são gratuitas

SP/Sao Paulo

Pianista Murilo Emerenciano apresenta-se na Sala Guiomar Novaes. O intérprete toca obras de Schubert, Scriabin, Beethoven, Liszt, Francisco Mignone e Chopin

/Brasil

Inscrições abertas para o 8º FICUNAM, na Cidade do México. Evento aceita inscrições até o dia 27 de outubro
ANÚNCIO

Envie um email para clorindo@arteecultura.com.br

by Magix